sexta-feira, 20 de abril de 2012

Países em Londres- Alemanha


No terceiro capítulo da série "Países em Londres", vou falar da Alemanha. Eles vão quetinhos e com sua frieza podem até mesmo tirar o quarto lugar dos britânicos nos Jogos. Em Pequim, foram 16 ouros e o quinto lugar, três ouros a menos que a Grã Bretanha.

No quadro de medalhas de mundiais do ano passado, os alemães ficaram em quarto, com 16 ouros. Na Olimpíada, acho que a Alemanha vai chegar perto dos britânicos na luta pela quarta posição mas o real duelo é com a Austrália pelo último lugar no top-5.

Os principais destaques da delegação alemã estão nas provas masculinas de arremessos e lançamentos do atletismo e na canoagem, modalidade que historicamente trás mais medalhas para o país, foram 43 ouros e 96 no total, se somadas as participações das duas Alemanhas.

Na canoagem, os alemães ainda esperam a volta de Birgit Fischer, de 50 anos, que ganhou 12 medalhas, oito delas de ouro, na história olímpica, a primeira em 1980. Ela,apesar da idade, treina para as seletivas nacionais. No mundial do ano passado, o país levou três ouros em provas olímpicas.

Os gigantes dos arremessos e lançamentos tem tudo para ficar com os títulos olímpicos.David Storl, no peso, cresceu vencendo, foi campeão juvenil, junior e, ano passado, adulto. Robert Harting foi bicampeão mundial do disco nesse ciclo olímpico e, por fim, Matthias de Zordo é atual campeão mundial do dardo. Nadine Muller, Christina Obergföll e Betty Heidler são as esperanças nessas provas no feminino.

Até o momento, a Alemanha tem 244 vagas garantidas em Londres, mas a expectativa é passar de 400.

A ESTRELA
LUDGER BERBAUM
Talvez o cavaleiro mais regular de todos os tempos. No currículo, quatro medalhas de ouro, todas por equipes, nos jogos de 1988/92/96/2000. Em 2004, ganhou o bronze por equipes mas seu cavalo foi pego no exame antidoping a equipe inteira perdeu a medalha. Ficar mais de 20 anos como titular do time alemão, com certeza o mais forte do mundo, não é para qualquer um. Atualmente é o terceiro colocado do ranking mundial e casado com a americana naturalizada alemã Meredith Beerbaum, quarta colocada no individual em Pequim.

CHEGOU A HORA
Sonja Pfeilschifter- tiro
Com apenas 1m55 de altura e pesando 50kg, a atiradora alemã está perto de sua sexta Olimpíada e em busca de finalmente conquistar a primeira medalha olímpica nas provas de carabina. Em 2000 e 2004 ficou duas vezes em quinto e outras duas em sexto lugar. Tem no currículo três ouros em campeonatos mundiais e seis em Finais de Copas do Mundo, além de oito títulos europeus e ter, atualmente, recorde mundial em três provas diferentes.
Será que dessa vez chegou a hora?

DECEPÇÕES
O futebol feminino e o basquete masculino, que brilharam nos últimos anos, sequer conseguiram vaga na Olimpíada. A Alemanha caiu nas quartas-de-final no mundial do ano passado e ficou de fora enquanto o basquete masculino foi tão mal no Campeonato Europeu que sequer se classificou para o pré olímpico mundial. Interessante lembrar também que o handebol feminino e masculino estão fora. Nos coletivos, a maior expectativa é repetir o ouro do hóquei na grama masculino.

TIAZONA
Uma ginasta costuma chegar ao seu auge com 18, 19 anos. As vezes até antes, outras tantas vezes depois. Oksana Chusovitina é uma exceção.Aos 37 anos, irá participar de sua sexta Olimpíada. E o melhor, com chances reais de medalha no salto, prova em que é atual vice campeã mundial e uma das principais rivais de Jade Barbosa. Defendeu a União Soviética no começo da carreira, depois o Uzbequistão e, desde 2006, compete pela Alemanha.

A SURPRESA
Andreas Tölzer
O gigante alemão talvez seja o único capaz de derrotar Teddy Rinner na categoria pesado do judô, a mais tradicional da modalidade. Rinner é atual pentacampeão mundial e não perde uma luta internacional em sua categoria desde a Olimpíada de Pequim, quando foi bronze. Andreas Tolzer lutou sete vezes com o megacampeão, ganhou uma(em 2007) e perdeu todas as demais, inclusive as duas últimas finais de mundial.

ALEMANHA x BRASIL
Leandro Guilheiro é um dos judocas mais completos da atualidade, número 1 do mundo, medalhista em mundial e campeão de Grand Slam. Um de seus principais rivais na categoria até 81kg é o alemão Ole Bischof, simplesmente o atual campeão olímpico do peso. No confronto direto com o brasileiro, uma vitória para lado.
Fabiana Murer disputou salto a salto a medalha de ouro no mundial do ano passado com a alemã Martina Strutz, que acabou com a prata, mas sua melhor marca na carreira, 4m80.
Uma das atletas mais completa dos Jogos é Lena Schöneborn, atual campeã olímpica do pentatlo moderno. Yane Marques vai a Olimpíada como azarão, aquela que há anos está entre as seis ou sete melhores do mundo e que pode dar o bote na Olimpíada. Lena pode, e muito, impedir a zebra Yane.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. vale elmbrar que o Andreas Toelzer perdeu no masters na final para o Rafael Silva,mas mesmo assim,se nao acontecer uma tradicional zebra olímpica ,mas acho que o Teddy Riner será campeão olimpico não tem jeito,é muito forte,um dos melhores que já vi. e outro ponto a se ressaltar é que a Alemanha terá pouquíssimos esportes coletivos em londres,mas um que ainda pode e deve se classificar é o volei feminino,já o masculino deles está bem abaixo. assinado : @rafa_olimpico

    ResponderExcluir