segunda-feira, 30 de abril de 2012

Países em Londres- Cone Sul

Para conseguir, até o dia 27 de julho, falar de todos os países preciso juntar alguns no mesmo post. Hoje, falarei dos três países do cone sul: Paraguai, Uruguai e Chile. Vale lembrar que um post especial sobre a delegação argentina já foi feito.

O Chile é o melhor dos três países, tem chances reais de medalhas no tiro com arco, em que tem uma campeã mundial, e briga por fora na ginástica. O Uruguai tem como principal esperança de pódio o futebol, enquanto o Paraguai se espelha no lançamento de dardo para tentar chegar numa final.

PARAGUAI
O Paraguai tem uma medalha olímpica na história, a prata no futebol de 2004, na derrota para a Argentina. E parece que vai continuar sendo...
A principal estrela da delegação é a lançadora de dardo Leryn Franco, que não está entre as 25 melhores do mundo, mas é uma das musas de toda Olimpíada.
Na natação, Benjamin Hockin vem conquistando bons resultados nos 200m livre. Não vai brigar pela medalha, mas já está entre os 16 melhores do mundo.

URUGUAI
Apenas o futebol masculino já ganhou medalhas de ouro para o país, nos longinquos anos de 1924 e 1928, quando a Olimpíada tinha importância de uma Copa do Mundo, que ainda não tinha tido nenhuma edição.
Até o momento, apenas seis esportes estão classificados. Além do futebol, única chance de medalha, remo, ciclismo e vela conseguiram vagas por conta própria, enquanto atletismo e natação serão presenteados com convites.

CHILE
Uma das cenas mais marcantes dos Jogos de Atenas foram as duas medalhas de ouro do tênis chileno, conquistadas por Nicolas Massu, individual, e com Massu e Gonzalez nas duplas. Na ocasião, jogos memoráveis com horas de duração marcaram a história conquista, as primeiras medalhas de ouro da história do país.
Em Londres, as chances reais de repetir a conquista estão com a atual campeã mundial de tiro com arco Denisse Lamoen. Na ginástica, Tomas Gonzalez deve ser finalista tanto no salto quanto no solo, mas não deve brigar diretamente pelo pódio

BRASIL x CONE SUL
O futebol uruguaio é um dos maiores obstáculos da seleção pela inédita medalha de ouro. Vale lembrar que o apelido "Celeste Olímpica" vem dos títulos de 1924 e 1928, assim como o gol olímpico, aquele marcado diretamente de escanteio, que nasceu numa vitória da Argentina contra o Uruguai, após os Jogos de 24. A Argentina, afim de ironizar o título do rival, apelidou de gol olímpico aquele marcado diretamente de escanteio e que, nesse amistoso pós Olimpíada, foi feito pelo argentino Cesáreo Onzani.
Tomas Gonzalez incomodou Diego Hypolito, principalmente no salto, nos Jogos Pan-Americanos , mas acabou atrás do brasileiro, que levou ouro nas duas provas. No solo, principal prova de Diego, Tomas deve ficar entre os oito.

Veja as expectativas de outros países na Olimpíada
México
Países dos Balcãs
Nova Zelândia
Romênia
Irã
Espanha
Argentina
Coreia do Sul
França
Alemanha
Itália
Grã Bretanha

Na Série "Países em Londres", vou analisar as pretensões dos principais países do quadro de medalhas. Quando necessário vou juntar alguns países e analisar as regiões (Países sul-americanos, países do Caribe, balcãs, Oriente Médio etc etc). O objetivo é, até o dia 27 de julho, falar pelo menos UM POUCO de todos os países.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário