quarta-feira, 18 de abril de 2012

Países em Londres- Grã Bretanha


Outra série que tem início hoje, em comemoração aos 100 dias que faltam aos Jogos Olímpicos, é a "Países em Londres". Nela, vou analisar as pretensões dos principais países do quadro de medalhas. Quando necessário vou juntar alguns países e analisar as regiões (Países sul-americanos, países do Caribe, balcãs, Oriente Médio etc etc). O objetivo é, até o dia 27 de julho, falar pelo menos UM POUCO de todos os países.

Hoje vou falar dos anfitriões, os britânicos, que buscam a terceira posição no quadro de medalhas. Sinceramente, acho que não vão conseguir ficar à frente dos russos, mas será uma boa disputa. Devem fechar na mesma quarta posição de Pequim.

Três são os esportes que serão o carro chefe do país: O ciclismo, o remo e a vela. Dessas três modalidades deverão vir mais que 60% dos ouros olímpicos do país.
Chris Hoy e Victoria Pendleton são os "Bam bam bams" do ciclismo pista, esporte que os britânicos devem levar até sete medalhas de ouro. No remo, as embarcações britânicas são favoritas em pelo menos três provas. Na vela, Ben Ainsile e Paul Goodison chegam a Londres como SUPER FAVORITOS.

Se nesses esportes os britânicos vão brilhar, em outros deverão ser o saco de pancadas. No handebol, polo aquático, basquete feminino e vôlei as derrotas deverão se suceder pois o país só se classificou por jogar em casa. Nos coletivos, as chances reais de medalha são no futebol masculino e feminino, que a equipe está em evolução e fez uma boa Copa ano passado. No basquete, o time pode brigar, tem um ou outro bom nome e no hóquei na grama eles tem até uma certa tradição, apesar de que não devem brigar pelo pódio.

A delegação anfitriã deve ter um número superior aos 500 atletas. De todas essas vagas, apenas 69 já tem nome certo. Ainda faltam definir mais de 400 atletas.

No quadro de mundiais do ano passado, em que somei aqui no blog as medalhas das principais competições de cada uma das modalidades, o país ficou com 11 ouros, 25 pratas e 14 bronzes, apenas na nona posição.(Veja o quadro completo AQUI)
Acho que os resultados em Londres serão muito melhores que os do mundial do ano passado. A campanha no mundial de ciclismo pista de 2012 já provou que, na Olimpíada, as coisas serão diferentes.

A grande virada do esporte britânico veio depois de 1996. Naquela Olimpíada, o país fez uma campanha pífia, com apenas uma medalha de ouro. Quatro anos depois, já voltou ao top-10 com 11 ouros. Em 2004, permaneceu entre os 10 primeiros e subiu para quarto em Pequim.

A ESTRELA
BEN AINSILE
O velejador britânico é MUITO favorito ao tri olímpico na classe finn, que seria seu quarto ouro olímpico e sua quinta medalha na história. Tudo isso com apenas 35 anos.
Na classe finn, já ganhou quatro campeonatos mundiais e, nas últimas Copas do Mundo, vem lavando os títulos sem a menor dificuldade. Só não é atual campeão mundial pois, quando liderava a competição ano passado, foi excluido do torneio por ter brigado com um jornalista.

A SURPRESA
MO FARAH
Poucos sabem, mas um britânico pode terminar com toda a tradição dos africanos nas provas de fundo no atletismo. O atleta da Somália que se naturalizou britânico é atual campeão mundial dos 5000m e medalha de prata nos 10000m. Se o etíope Kenenisa Bekele não se recuperar totalmente da lesão que sofreu no ano passado, Mo Farah tem tudo para garantir o ouro nas duas provas mais longas da pista.

PAIS DE GALES x INGLATERRA
Algumas Federações Internacionais não reconhecem a Grã Bretanha e sim quatro nações: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. O caso mais tradicional é o futebol. Mas com o boxe acontece a mesma coisa. Tanto que, no último mundial, dois britânicos ficaram entre os classificados para a Olimpíada na categoria até 52kg: Andrew Selby, do País de Gales, ficou com a prata e Khalid Yafai, da Inglaterra, em quinto. Os dois precisaram fazer um combate extra, em novembro, para decidir o britânico na categoria na Olimpíada. Melhor para Selby, que venceu e será o representante dos anfitriões.

CONTRA O BRASIL
Duas mulheres da delegação brasileira tem britânicas como rivais diretas na luta pelo título olímpico. Na maratona aquática, Poliana Okimoto, sexta colocada no mundial do ano passado, sétima na Olimpíada de Pequim e campeã do Circuito Mundial de 2009, tem Keri-Anne Payne como uma das concorrentes ao pódio. Keri é bicampeã mundial da prova(2009/11) e medalha de prata em Pequim. No salto com vara, Fabiana Murer é a atual campeã mundial mas, esse ano, quem já brilhou, além da russa Isinbaeva, foi a britânica Holly Beasdale, que saltou 4m87 numa competição, marca nunca alcançada pela brasileira.
No masculino, claro, não se pode deixar de falar da dupla Ian Percy e Andrew Simpson,principais rivais dos brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada na classe Star.
Legal também lembrar que um dos principais adversários de Everton Lopes, campeão mundial de boxe, é o britânico Tom Stalker, bronze no último mundial e campeão europeu e dos Jogos da Comunidade Britânica.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário