quinta-feira, 19 de abril de 2012

Países em Londres- Itália


A série "Países em Londres" de hoje será com a Itália, um dos países mais tradicionais da Olimpíada, presente em todos os Jogos, menos os de 1904. Já são 170 atletas italianos classificados para Londres.

O desempenho italiano, em número de medalhas de ouro, vem caindo gradativamente desde 1996, quando levou 13 ouros e 10 pratas. A posição no quadro de medalhas também caiu, aos poucos. Sexto em 1996, sétimo em 2000, oitavo em 2004 e nono em 2008
O principal objetivo dos italianos em Londres é voltar a melhorar seu resultado.Sair do top-10 é algo muito difícil, principalmente pelos resultados conquistados no ciclo olímpico. No quadro dos mundiais de 2009, ficou em 5º;Em 2010, em 9º; Em 2011 em 8º.
A Itália vai brigar naquele bolo do sexto ao nono lugar, com Japão, França e Alemanha.

A esgrima, novamente, deverá ser o carro chefe da delegação. Na história olímpica são 114 medalhas só nessa modalidade( O Brasil, por exemplo, tem 91 medalhas na história de toda Olimpíada). São 45 medalhas de ouro.

O florete, historicamente é a arma mais produtiva para os italianos. Em Londres, existe a real chance de conquistar ouro,prata e bronze no individual, tanto no masculino como no feminino. Mesmo podendo levar apenas três atletas para a Olimpíada, a Itália tem quatro entre os seis primeiros lugares no ranking feminino e três dos quatro primeiros no masculino.

Nos esportes coletivos, o destaque é o vôlei masculino que, ainda não conseguiu a vaga na Olimpíada, mas está em busca do primeiro ouro olímpico. Aquela seleção quase imbatível dos anos 90 não ganhou nenhum ouro. O time feminino também é forte, atual campeão da Copa do Mundo, chega a Londres como favorito ao título.

Um esporte que está em baixa por lá é o atletismo. Dono de 57 medalhas olímpicas na história, a modalidade trouxe apenas um bronze no último mundial, em Daegu ano passado, no salto em altura com Antonietta de Martino. Dois anos antes, em Berlin, nenhuma medalha.

A ESTRELA
Segundo os sites italianos, a porta-bandeira da delegação deve ser a esgrimista Valentina Vezalli. Ela vai a Londres como favorita ao TETRACAMPEONATO no florete individual, além de ter ganho a prova por equipes 96 e 2000 e ter sido prata no individual de 96. Aos 38 anos, deve ser sua última Olimpíada. Em 2005, conquistou um de seus 13 títulos mundiais apenas três meses após dar a luz.
É uma estrela na Itália.Participa de programas de TV, de rádio, campanhas em revistas e jornais. Faz parte de duas Instituições de caridade, uma delas que tem parceria com a UNICEF.

A SURPRESA- EQUIPE DE GINÁSTICA RÍTMICA
Todos acham que a Rússia entra como favorita ao ouro por equipes da ginástica ritmica, esporte plástico em que dominam na Olimpíada desde 2000. Porém, quem chega com o status de campeã mundial, ou melhor, bicampeã mundial, é a Itália.

A MUSA
Federica Pellegrini
A italiana tem de tudo em sua história. Fotos sensuais, casamento e divórcio com um nadador, sucedido de outro caso com outro nadador, pircings em regiões sensuais, já disse que não quer ser porta-bandeira da delegação(mesmo sem ter sido chamada), trocou de técnico três vezes nos últimos três anos. Enfim, tem muita história para contar em revista de fofocas.
Dentro da água, ela entra na Olimpíada como favorita ao ouro nos 200m e 400m livre, provas que é atual bicampeã mundial.

EM BUSCA DA QUINTA
Atualmente, o único atleta da vela olímpica a ter cinco medalhas é o brasileiro Torben Grael. Em Londres, o inglês Ben Ainsile e Robert Scheidt podem igualar a marca. A única mulher que pode chegar ao incrível número é a italiana Alessandra Sensini, da classe RS:x. Campeã olímpica em 2000, bronze em 1996 e 2004 e prata em Pequim, ela chega a Londres como uma das favoritas ao pódio, depois do bronze no mundial desse ano.

O TIME
Polo aquático masculino
Um título olímpico que não vem desde 1992, na história final contra a Espanha, que era anfitriã e foi batida na terceira prorrogação. Esse é o objetivo do time italiano que é o atual campeão mundial, após bater os favoritos servios na final por 8 a 7, em outro memorável jogo, decidido na prorrogação.
A equipe quer esquecer os últimos resultados em Olimpíadas, ficou em nono em Pequim e oitavo em Atenas. O astro do time é o goleiro Stefani Tempeste, para muitos o melhor goleito do mundo. Alex Giorgetti é outra estrela, já eleita uma vez o melhor jogador do mundo.

CONTRA O BRASIL
Giulia Quintavalle é atual campeã olímpica da categoria até 57kg. No ciclo olímpico, não fez grandes coisas, mas segue entre as oito melhores do mundo. No confronto direto com a vice campeã mundial, Rafaela Silva, a brasileira tem duas vitórias e nenhuma derrota.
Na maratona aquática, Poliana Okimoto tem como uma de suas principais adversárias a italiana Martina Grimaldi, atual vice campeã mundial da prova.
No boxe, o experiente Domenico Valentino é um dos principais adversários de Robson Conceição, atleta que eu acho que vai sim brigar pelo pódio, na categoria até 60kg. Valentino medalhou nos últimos quatro mundiais.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário