sábado, 21 de abril de 2012

Passaporte Carimbado Maria Elisa e Talita


Das medalhas mais possíveis do Brasil em Londres, acho que a que as pessoas estão dando menos valor é a dupla brasileira Maria Elisa e Talita, do vôlei de praia.

 Muitos torcedores e até mesmo jornalistas acham que o vôlei de praia brasileiro vive só de Juliana e Larissa e não é bem assim.

 Mas essa falta da pressão da mídia não ajuda a dupla, que se cobra muito; " A maior pressão é nossa mesmo. Sabemos das nossas condições e nosso objetivo é grande, então encaramos essa pressão como algo positivo" garante Talita, que está próxima de disputar sua segunda Olimpíada.

Talita, ao lado de Renata, disputou os Jogos de Pequim e terminou na quarta posição. Na ocasião, perdeu na semi para Walsh e May e na disputa de bronze para as chinesas Xue e Zhang Xi.

E, eu acredito que essa dupla chinesa seja a principal adversária das brasileiras numa hipotética luta pelo bronze. Claro que numa Olimpíada tudo pode acontecer, mas NA TEORIA, Juliana e Larissa e Walsh e May estão num nível acima do restante.

Ontem, na primeira etapa do Circuito Mundial, elas perderam a final para as chinesas por dois sets a zero. Foi a 13ª derrota em 18 jogos para elas no circuito mundial. Porém, nos últimos dez jogos, foram seis vitórias para as chinesas e quatro para as brasileiras.

Outra dupla forte no Circuito Mundial é a das americanas Kessy e Ross, campeãs mundiais em 2009. No confronto direto, as brasileiras venceram seis vezes e perderam sete

"Para ganhar dos melhores times, o detalhe faz a diferença. Por isso, nos cobramos diariamente nos treinos para  sempre melhorar. Especificamente sobre as outras duplas, procuramos estudar bastante as características das adversárias, através dos vídeos. Mas, temos esse preocupação contra qualquer que seja o adversário." garante Maria Elisa.

Além das duplas citadas, Maria Elisa completa a lista com quem elas devem se preocupar em Londres: Existem hoje seis uns seis times com reais chances de medalha. Temos Juliana/Larissa, as duas duplas americanas, além de duplas chinesas, italiana e holandesa"

É importante também que a dupla fique entre as quatro no ranking mundial para que, se todos os times favoritos se deêm bem na Olimpíada, fujam nas quartas-de-final de Juliana e Larissa ou Walsh e May. Ainda que, M.Elisa e Talita já venceram Walsh e May duas vezes(uma quando Walsh estava machucada e nem entrou em quadra e outra ontem) e algumas vezes Juliana e Larissa, tanto no Circuito nacional como mundial.

Ainda tem algumas etapas até o Londres e essas serão decisivas para chegar com confiança na Olimpíada. Mas minha opinião é que Zhang e Xue e Ross e Kessy são as maiores adversárias pela medalha.


A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos esportes coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. quem comenda a dupla é a Talita,mas a M.Eliza está em franca evoluçao,elas não estavam garantidas em londres até o ano passado,mas praticamente se garantiram em londres depois da notícia da gravidez da Carolina,da ex-dupla Maria Clara/Carolina,que eram suas principais adversárias para a vaga olimpica. mas Talita/M.Eliza não estam garantidas ainda disputam vaga contra Taiana/Vivian,mas ela certamente irão a londres e como vc disse as duplas a serem batidas sao chinesas,americanas, uma dupla holandesa e outra italiana,além de claro Juliana e Larissa. Ass:@rafa_olimpico

    ResponderExcluir