quinta-feira, 26 de abril de 2012

Países em Londres- Romênia

A romênia já foi muito mais tradicional na Olimpíada do que é hoje. Em Los Angeles, por exemplo, foram 20 ouros. Há doze anos, em Sydney, foram 11. Agora, depois dos quatro ouros de Pequim, se conseguir ao menos repetir os resultados da última Olimpíada já seria ótimo.No quadro de medalhas dos mundiais do ano passado, apenas uma medalha de ouro, uma prata e quatro bronzes.

 A ESTRELA
Catalina Ponor A romena brilhou na Olimpíada de 2004, levou três ouros, inclusive derrotando a Daiane dos Santos na prova de solo, quando a brasileira era atual campeã mundial e favorita. Depois de anunciar aposentadoria em 2007, voltou com objetivo de disputar a Olimpíada. Ano passado já fez um mundial bom e esse ano já fez 15,550 no solo.

 APOSTA DA NADIA
Nadia Comaneci foi a primeira ginasta a tirar 10 numa Olimpíada, é a atleta mais famosa da história da modalidade. Na ocasião, o placar não estava preparado e,ao invés de 10, deu 1.0. A estrela romena, hoje com 40 anos, acredita que a equipe feminina pode até brigar pelo ouro " A medalha de bronze vai ser decidida entre Romênia e China. Mas porque não pensar que podemos ganhar das russas e americanas?" A Romênia tem bons nomes também que podem conquistar medalhas no individual, como a veterana Catarina Ponor e Sandra Izbasa, que ainda se recupera de lesão.

 REMO QUASE ACABOU
 Depois da Olimpíada de Pequim, acabou uma geração muito vitoriosa do remo feminino do país pendurou a parlamenta. Georgeta Damian e Viorica Susano, bicampeãs olímpicas no dois sem, Costanta Burcica, veterana de cinco Olimpíadas e três ouros, Elena Georgescu, cinco vezes medalhista. O barco mais tradicional do remo feminino é o oito com, prova que as romenas foram tricampeãs- 96/2000 e 2004- e bronze em 2008. Para Londres, o barco está totalmente renovado mas ainda com chances de medalha, depois da quarta posição no mundial do ano passado. Nos outros barcos, menos chnaces de medalha. 

SUPERFAVORITA
Na esgrima, Ana Maria Branza é umas principais candidatas ao ouro no individual, mas é na prova por equipes a maior chance de ouro. O trio é atual bicampeão mundial além de ter ganho quatro dos cinco últimos títulos europeus. A prova por equipes da esgrima foi o único título mundial conquistado pelo país em provas olímpicas ano passado.

 ROMENIA x BRASIL
 Aline Dumitru é atual campeã olímpica da categoria até 48kg de judô e uma das principais adversárias de Sarah Menezes. No confronto direto, a brasileira tem vantagem, 3 a 2. Melhor, nas últimas três lutas, disputadas em 2011 e duas esse ano. No momento, Sarah está melhor e favorita se tiver uma luta entre elas. Na ginástica, Flavius Koczi corre por fora na briga por uma medalha no solo, em que Diego Hypolito é atual medalhista de bronze.

 Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário