terça-feira, 1 de maio de 2012

Países em Londres- Grecia

O país mãe dos Jogos Olímpicos está em crise.Economia arrasada,desemprego em alta, previdência social estourando...Enfim, um colapso geral. E isso incomoda também o esporte, que teve boa parte dos investimentos cortados. A Grecia, que é sempre o primeiro país a desfilar na Abertura, tem poucas condições de melhorar o desempenho de Atenas-2004, quando levou seis medalhas de ouro.

O ano de 2011 foi bom para o esporte nacional, que levou quatro medalhas em Campeonatos Mundiais e terminou em 21º lugar no quadro de medalhas do último ano Porém, um desses quatro títulos, o do polo aquático, não pode ser repetido em Londres, já que a equipe não passou pelo pré olímpico mundial.

CRISE TOTAL
Depois dos Jogos de Atenas, o governo prometeu gastar R$ 10 milhões de dólares por ano com o esporte mas isso não está acontecendo devido a situação do país. Pior ainda, os gregos vão abrigar os Jogos do Mediterrâneo ano que vem mas já disseram para  o Comitê Organizador que não terão como disponibilizar alojamentos para todos os atletas.
Os centros de treinamentos estão caindo aos pedaços com goteiras, sem iluminação e sem aquecedor, para o inverno, nem ar condicionado, para o verão.
A crise é tamanha que o Comitê chegou a cogitar não levar todos os atletas classificados por falta de verbas. Por enquanto, isso é apenas uma suposição já que menos de 100 vagas estão garantidas, nem metade dos que foram a Pequim.

O CARA
Ilias Iliadis(judô)
O grego é 100% favorito ao ouro na categoria até 90kg, do judô. É atual bicampeão mundial e foi campeão olímpico em 2004 na categoria até 81kg.  Nascido na Georgia, se mudou para Atenas com a família no início dos anos 1990 e,desde o início da carreira, compete pela Grécia. É o cara a ser batido em Londres

A DECEPÇÃO
Polo aquático
A seleção feminina de polo aquático foi campeã mundial ano passado, se credenciando como favorita ao ouro em Londres.Porém, no pré olímpico mundial, perdeu para Espanha por 9 a 7 e ficou de fora dos Jogos. Vale lembrar que o time viajou para o pré olímpico com dinheiro do Comitê Olímpico Internacional, já que o comitê local não tinha verbas para tal.

SKIFF DUPLO PESO LEVE
O remo grego não tem muita tradição, mas é favorito a medalha de ouro na prova de skiff simples peso leve. A dupla Alexandra Tsiavou e Christina Giazitzidou são bicampeãs mundiais da prova e vão provar, nas etapas da Copa do Mundo, que vão chegar a Londres como a dupla número 1 do mundo.

BRASIL x GRECIA
O grande rival grego para o Brasil em Londres é o bicampeão mundial de judô Ilias Iliadis, que é da mesma categoria de Tiago Camilo. Eles se enfrentaram em três lutas, todas em 2010, com duas vitórias gregas e uma de Tiago.
Na maratona aquática, Marianna Lymperta foi medalha de bronze no último mundial e uma das principais rivais de Poliana Okimoto.
Na vela, Byron Kokkalanis é um dos principais atletas da classe RS:x, a mesma de Bimba. Byron não é favorito ao pódio, mas é daqueles que vai incomodar e tirar pontos preciosos dos principais competidores. No mundial do ano passado, ficou em sexto.

Veja as expectativas de outros países na Olimpíada
México
Países dos Balcãs
Nova Zelândia
Romênia
Irã
Espanha
Argentina
Coreia do Sul
França
Alemanha
Itália
Grã Bretanha

Na Série "Países em Londres", vou analisar as pretensões dos principais
países do quadro de medalhas. Quando necessário vou juntar alguns países
 e analisar as regiões (Países sul-americanos, países do Caribe, balcãs,
 Oriente Médio etc etc). O objetivo é, até o dia 27 de julho, falar pelo
 menos UM POUCO de todos os países.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Já faz algum tempo que a Grécia deixou de ser sede dos Jogos do Mediterraneo de 2013. Desde que a crise estourou que a entidade responsavel pelo evento levou os jogos para Mersin, na Turquia.
    Abraços.

    ResponderExcluir