domingo, 27 de maio de 2012

Passaporte Carimbado- Daniel Ozershowski

Uma das maiores surpresas do último Maria Lenk foi o catarinense Daniel Ozershowski. Primeiro ele foi lá e fez a melhor marca do ano nos 50m costas que, se tivesse feita no mundial de Shangai, teria lhe rendido a medalha de ouro. Depois, na prova olímpica dos 100m cravou 54s20 e índice para os Jogos Olímpicos. "Não estou indo para passear em Londres, quero pelo menos uma final e para isso tenho que fazer 53 baixo" garante o atleta.

Na preparação, ele disputa no próximo fim-de-semana a etapa de Barcelona do Circuito Mare Nostrum e, depois, participa da etapa de Canet. Nelas, está inscrito não só nos 50m e 100m costas como também nos 50m e 100m livre. "Pergunta para o meu técnico(Amemdoim, que estava ao lado) por que eu tenho que nadar(risos). Tenho que nadar para pegar mais ritmo de competição, para entrar no clima mesmo" comentou.

Daniel apareceu para a natação brasileira no mundial de Roma, quando foi semifinalista da prova dos 50m costas, que não é olímpica. Depois de dois anos buscando melhorar ainda mais nos 100m, que é a prova olímpica, garantiu um lugar na equipe olímpica, desbancando Guilherme Guido, seu companheiro de treinos no Pinheiros.

Além da prova individual, em que quer ao menos uma final, Daniel também quer nadar o revezamento 4x100m medley: "Quero nadar bem na prova individual e garantir um lugar no revezamento, que com certeza tem chance de medalha", comenta o atleta que fará 27 anos no próximo dia primeiro de junho.

Guido, titular da seleção brasileira nos 100m costas nos últimos cinco anos, tinha uma sério problema que era bater na raia enquanto nadava, perdendo muito tempo. Ele colocava a culpa pelo fato de treinar numa piscina fechada, no Pinheiros. Daniel, que treina na mesma piscina, disse que não costuma ter esse problema: " Algumas vezes eu bato na raia, mas como qualquer atleta. Nunca aconteceu isso comigo numa grande competição".

Ele tem uma das melhores saídas nos 100m costas, tanto no tempo de reação como no nado submerso, mas ainda tem um defeito: "Preciso melhorar minha virada, ali posso ganhar centésimos preciosos".

Para as competições na Europa, Daniel não prevê tempos muito bons: "Estou treinando pesado, visando a Olimpíada. Vou nadar as provas de livre também, então não estou preocupado com minha marca".

Daniel foi uma grata surpresa no Maria Lenk. Acredito que chegue a semifinal olímpica, que deve ser na casa dos 54s20, marca que ele já conquistou. Para chegar a final, tem que nadar bem abaixo dos 54s, coisa que ainda não conseguiu. Vai brigar por um lugar entre os oito melhores, mas acho que chegar na semifinal já será um bom resultado.

A Série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos coletivos.


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário