quarta-feira, 2 de maio de 2012

"Passaporte Carimbado"- Erika Miranda

"Estou com mais vontade de ganhar essa medalha,principalmente depois de tudo que aconteceu em Pequim" disse Erika Miranda ontem a tarde, quando conversei com ela na apresentação da seleção brasieira de judô.

Erika era uma das possíveis medalhistas nos Jogos Olímpicos de Pequim, chegou credenciada pela quinta posição no mundial do ano anterior e da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Porém, se machucou às vésperas da competição e não pôde competir, dando sua vaga para Andressa Fernandez que viajou três dias antes de lutar e acabou derrotada na primeira rodada.

Erika continua como titular da equipe e é, ao lado da Mayra Aguiar, a que está há mais tempo na seleção. Ela fechou o ranking mundial em quarto lugar e deve ser a terceira cabeça-de-chave em Londres, o que a tira de um confronto com qualquer uma das oito melhores do mundo até as quartas-de-final.

No Pan de judô, disputado no último fim-de-semana, ela foi o grande destaque do Brasil. Não só porque conquistou uma das nove medalhas de ouro do Brasil mas porque ganhou de Yanet Bermoy na semifinal, uma cubana medalhista olímpica em Pequim e que nesse ciclo foi sua grande algoz: "Ah, tinha perdido sete vezes para ela e sempre era a mesma coisa. Ela forçava uma punição e depois segurava a luta. Para o Pan mudei os planos, fiz o jogo dela e venci. O feitiço virou contra o feiticeiro" contou, feliz da vida com o resultado, apenas sua segunda vitória em cima de Bermoy.

No ciclo olímpico, Erika teve como principal conquista o título do Grand Slam do Rio de Janeiro do ano passado, numa semana quase perfeita, em que venceu também a Copa do Mundo em São Paulo. Nos mundiais do ciclo olímpico, Erika ficou em quinto lugar em 2010 e em 2011 foi eliminada por ter feito uma catada de pernas. " Aquilo foi um descuido.Fiz errado mesmo, mas fica a lição."

Erika, como a maioria das brasileiras e, claro, de todas as principais atletas do mundo, tem muitas dificuldades de lutar com as japonesas. Contra Nishida,primeira do ranking mundial, perdeu as três lutas que fez. Contra Nakamura, que é atual campeã mundial mas não deve ir a Londres, também perdeu as três lutas.
Erika também jamais venceu a atleta da Mongólia, Munkhbaatar, segunda do ranking mundial, duas derrotas em duas lutas.  Porém, além de ter vencido a Bermoy no último fim-de-semana, tem vitórias importantes contra Ana Carrascosa(2x1 para Erika no confronto), com Majinda Kemeldi(1x1) e Laura Gomez(2x0).

Espero que a vitória contra Bermoy faça Erika entrar ainda mais confiante para a Olimpíada. Até lá ela disputa o Grand Slam de Moscou e fará treinamentos na Alemanha. Erika ainda não ganhou medalhas em mundiais, bateu na trave duas vezes e em outra foi eliminada por uma infelicidade, mas com certeza chega a Londres como uma das candidatas a medalha.

Além das atletas citadas, a atleta da Argélia Soraya Haddad, a romena Andrea Chitu, a portuguesa Joana Ramos são as principais rivais pelo pódio. Mas é bom também ficar de olho na norte-coreana Kum Ae, que não disputa quase nenhuma etapa do circuito mundial mas é muito boa, foi vice campeã olímpica.

A Série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos esportes coletivos.

Outros passaportes carimbados


Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Voltei para saber das novidades, post interessante. Seu blog é o meu favorito.Nova post lá no blog, passa lá. http://jpbigblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir