quinta-feira, 31 de maio de 2012

Passaporte Carimbado- Joice Silva

"Sei que é difícil mas eu sonho com uma medalha" garante Joice Silva, única representante brasileira na luta olímpica em Londres. A vaga olímpica veio com o vice campeonato no pré olímpico mundial, disputado na China, mês passado.

Joice, medalha de bronze no Pan de Guadalajara, aparecia como favorita a vaga olímpica pelo pré olímpico continental, mas acabou derrotada por uma venezuelana. Participou, depois, do primeiro pré olímpico mundial e não conseguiu a classificação. A vaga veio na última chance, na China, quando ganhou quatro lutas e se garantiu na Olimpíada. "No fim até que foi "bom" não conseguir a vaga pelo pré olímpico continental, pude lutar com atletas que nunca tinha lutado e mostrar que estou bem também em nível internacional " comentou Joice, mas deixando claro que seria mais fácil, claro, ter fechado a vaga antes.

Na categoria até 55kg, uma japonesa domina há muito tempo. Saori Yoshida é atual bicampeã olímpica e ganhou os últimos nove mundiais da categoria. "Lutei com ela em 2007 e perdi no mundial. Mas ela não é imbatível, semana passada perdeu para uma russa" comentou.

A principal característica de Joice é a defesa. "É muito difícil marcar ponto em mim, é meu ponto forte. No ataque, tenho um bol ataque lateral, aquele de uma perna só" disse, ressaltando que tem outras qualidades e outros defeitos. " A gente vê o video das outras atletas e eu sei que elas assistem o meu também".

O regulamento da Olimpíada é parecido com o de um mundial, mas com menos atletas. Na categoria de Joice são 19 atletas e as disputas são eliminatórias. Todas as atletas que perderem para as finalistas, independente da fase, vão para repescagem, com chances ainda de disputar o bronze.

No mundial do ano passado, Joice venceu uma luta mas perdeu na rodada seguinte para uma sul-coreana. O melhor resultado dela foi no mundial de 2010 quando dentro de Moscou, eliminou uma russa na primeira rodada e terminou em nono lugar.

Até Londres, Joice ainda vai competir no Gran Prix da Espanha. "Tenho boas lembranças de lá, fui medalhista de bronze ano passado".

A Série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros em Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário:

  1. Guilherme desculpe-me se estiver errado,mas Joice conquistou a vaga no pre-olímpico mundial na Finlândia,e não na China

    ResponderExcluir