sexta-feira, 11 de maio de 2012

Passaporte carimbado- Jonathan Henrique

Há pouco mais de um mês, Jonathan Henrique empolgava o mundo do atletismo brasileiro ao saltar 17m39 em um vento da Federação Paulista. Uma marca que não só era índice olímpico como o colocava na segunda posição do ranking mundial, posição que ainda se encontra. Mas seu técnico, Nelio Moura, o mesmo de Maurren, foi rápido no gatilho e acalmou a imprensa: " O Jonathan não é para Londres, é para o Rio. Se vier bom resultado agora, ótimo. Mas ele é para 2016'.

 Falei com o Nelio e com o Jonathan na coletiva que ambos deram dias após a marca fantástica obtida. Jonathan é um garoto calmo, alegre e gente boa mesmo, sempre sorrindo. "Quando olhei a marca não acreditei" comentou sobre o salto quase perfeito.

 A marca 17m39 é muito boa. É para brigar nas cabeças em Londres. Mas, antes de pensar em medalha, é preciso ser consistente. Sempre saltar na casa dos 17m30 ou 17m40, coisa que Jonathan ainda não faz, até porque não competiu em nenhum grande evento desde então.

Fez uma prova em salto em distância, superou os 8 metros mas não fez o índice. "Queria me classificar também no salto em distância para Londres" garante o menino de 20 anos. Nelio ainda era um pouco reticente quanto a isso, queria que seu pupilo fosse com mais calma.

 Jonathan só saltou uma vez na vida acima de 17 metros. Ou melhor, só saltou uma vez na vida acima de 16m70, marca que era sua melhor até conquistar o índice. Isso é muito pouco para sonhar com uma medalha. Ele terá de provar nas próximas competições que pode sim saltar constantemente acima de 17 metros e brigar por uma final olímpica. Se conseguir passar a ser constante perto dos 17m50, briga por medalha

 Perguntei ao Jonathan se aquele salto tinha sido perfeito ou se ele acha que poderia melhorar; "Sempre a gente pode melhorar. Mas não foi perfeito não, tive uns errinhos, dobrei o joelho demais no último salto".

O mineiro ainda é conservador nas palavrar: "Não sei qual é meu limite, então não tenho objetivo de marca em Londres, nem da posição que eu quero chegar. Quero fazer meu melhor".

 A primeira competição no salto triplo depois da conquista da vaga será no próximo domingo, em Uberlândia. Depois, tem São Paulo e Rio.

Se saltar algumas vezes acima dos 17 metros, poderemos ter certeza que ele vai para brigar por uma final olímpica. Se conseguir se aproximar ou melhorar sua marca, ele vai para as cabeças. A verdade é que Jonathan é para o Rio 2016 e não para Londres. A Olimpíada de Londres vai ajudar Jonathan a pegar experiência, uma final olímpica seria lindo...

 A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos brasileiros que vão a Londres. Objetivo é chegar aos Jogos Olímpicos tendo entrevistado TODOS os brasileiros de provas individuais e uma boa parte dos esportes coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

2 comentários:

  1. Pelo menos ele tem nome de campeão. É xará do grande Jonathan Edwards, recordista mundial da prova e Ouro em Sydney e Prata em Atlanta.

    Vamos BRASIL!

    ResponderExcluir
  2. Adorei este blog! É otimo pra quem adora todos os esportes e torce por todos os brasileiros que vão para Londres. E para o Jonathan, meus parabens e muito sucesso!

    ResponderExcluir