segunda-feira, 4 de junho de 2012

Países em Londres- Países da América Central

Hoje vou falar dos sete países do istmo da América Central: Belize, Costa Rica, Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua e Panamá. Ao contrário de Pequim, nenhum atleta desses países chegam como favoritos ao pódio, mas o Panamá é o que chega com os melhores atletas.

PANAMÁ
UM OURO COM JEITINHO BRASILEIRO
O atual campeão olímpico do salto em distância é o panamenho Irving Salandino, que foi treinado pelo brasileiro Nélio Moura, o mesmo de Maurren Maggi, até 2010. Depois de um 2011 em que passou com uma lesão no joelho, o saltador acredita que conseguirá uma medalha em Londres.
Outro atleta de destaque do país é o velocista Alonso Edward, medalha de prata no mundial de 2009 nos 200m rasos.

BELIZE
O país deve ir a Londres com quatro atletas, dois no atletismo e dois na natação. Apenas um deles conseguiu índice olímpico, nos 400m com barreiras. Kenneth Medwood correu algumas vezes abaixo dos 50s na prova e pode até, talvez, sonhar com uma semifinal.

COSTA RICA
A história olímpica da Costa Rica passa pelas irmãs Claudia e Silvia Pool, que ganharam as quatro medalhas do país em Olimpíadas. Silvia foi prata em 1988 e Claudia foi ouro em 1996 e levou duas pratas em 2000.
Por enquanto, para Londres, o país tem oito atletas classificados. Nery Brenes ficou entre os oito melhores tempos nos 400m rasos do ano passado. No taekwondo, destaque para Heiner Oviedo, que conseguiu a vaga olímpica na categoria até 58kg, vencendo na semifinal Damian Villa, medalhista no mundial.

EL SALVADOR
Sem nenhuma medalha olímpica na história, o país deve seguir com esse jejum. Até o momento, são seis atletas garantidos, nenhum deles no Tiro com arco, esporte mais tradicional no país. O destaque da delegação é o atleta da marcha atlética 50km, Emerson Hernandez, que já correu a prova em 3h56min, tempo que pode o colocar entre os 15 do mundo. O presidente do Comitê já disse que espera que o número de atletas chegue a 15, somando os que ainda podem fazer índices olímpicos e os que esperam um convite do Comitê Olímpico.

GUATEMALA
Foi a grande surpresa do Pan de Guadalajara, quando ficou em 11º com sete medalhas de ouro, melhor campanha da história. A marcha atlética atualmente é muito forte no país e três atletas já tem índice A na prova de 20km feminino. Kevin Cordon foi quinto no mundial de badminton em 2009 e está entre os 25 do mundo no ranking mundial. No tiro, dois atletas se classificaram pelas campanhas nos campeonatos Continentais.
O país não chega a Londres com chance grande de medalha, mas com certeza com o esporte mais forte, de olho no top-10 no Pan de 2015. 

HONDURAS
O grande destaque é a seleção de futebol que, depois de conseguir a vaga na Copa do Mundo de 2010, se classificou para a Olimpíada e, novamente, está no mesmo grupo da Espanha, além de Japão e Marrocos. Tiro e Luta Olímpica já estão classificados e o país ainda terá convites no atletismo e possivelmente na natação, para completar uma delegação de cerca de 22 atletas.

NICARÁGUA
Até o momento, apenas um atleta do país está classificado para a Olimpíada, o boxeador Osmar Bravo, da categoria até 81kg. Ainda deve receber um convite para o atletismo. O principal esporte do país é o Caratê, que não faz parte do programa olímpico. O presidente Daniel Ortega já pediu a entrada do esporte no programa: "É uma injustiça por que são milheres de jovens que perdem oportunidades".

Na série Países em Londres, vou analisar as pretensões dos principais países do quadro de medalhas. Quando necessário, vou juntas alguns países e apresentar regiões do mundo. Objetivo é chegar até o dia 27 de julho tendo falado ao menos UM POUCO de cada um dos países.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário