quinta-feira, 14 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Bruno Fontes


"Sei que a medalha é difícil, muita gente está com chance, mas sei que sou um dos candidatos"
 
Bruno Fontes disputa a classe laser da Olimpíada pela segunda  vez seguida. Em Pequim, ficou na 27ª posição, em Londres chega com bons resultados. É o atual quarto colocado do ranking mundial, com os as medalhas de prata nas Copas do Mundo de Miami e de Medemblik.
 
Bruno se manteve entre os melhores do mundo durante todo o ciclo olímpico. Em 2009 e 2010 fez bons inícios de competição, mas caia de rendimento nas últimas regatas. "Acho que agora eu estou mais maduro, mais experiência, tenho mais regularidade e ritmo de regata".
 
O barco da laser é um dos mais democráticos de todos. Em Londres, os barcos serão sorteados e nenhum atleta poderá levar o seu. " Isso acontece na frente de todo mundo e todas as embarcações são rigorosamente iguais, então não tem problema nenhum".
 
A raia da Olimpíada de Londres será em Weymouth e Bruno já conhece muito bem, já competiu quatro vezes por lá. Ficou em quinto no evento teste do ano passado. Nesse ano, teve muitos problemas na Copa do Mundo que aconteceu por lá e  terminou semana passada, fechou em 23º. " Primeiro dia eu fui bem, segundo dia tive muitos problemas, fui punido, tive colisão. Foi bom para ligar um sinal de alerta".
 
A expectativa é que tenha ventos médios para fortes durante a Olimpíada, exatamente sua especialidade. "Tenho treinado bastante vento fraco, pois as vezes tenho dificuldades e em Londres, apesar da expectativa ser de ventos médios, pode ser que tenham dias fracos também'.
 
Serão dez regatas na fase de "classificação' e, no último dia, tem a Regata da Medalha, com duração menor, valendo pontuação dobrada e apenas com os dez melhores colocados. "Será uma semana de decisões, não adianta não arriscar nada. Pretendo fazer um início conservador, mas se em nenhum momento arriscar, vou acabar fora da briga por medalhas".
 
O Campeonato Mundial da laser costuma ser disputado por mais de 100 atletas, com países levando até oito, nove velejadores e por isso as vezes é considerado mais complicado que uma Olimpíada. Seu melhor mundial foi em 2010, quando ficou em oitavo. Esse ano, ficou em 14º e ano passado 15º.
 
Acredito que Bruno fique naquela zona de classificação que precisa de um empurrãozinho para brigar pelas medalhas. Em sétimo, oitavo...Com uma ou duas regatas boas em seguida, sobe e pode chegar lá. Acredito que chegue a Regata das Medalhas e, caso se supere, briga lá em cima.

A Série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos. 

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Um comentário: