sábado, 16 de junho de 2012

Passaporte Carimbado- Luiza Almeida

Conversei inúmeras vezes com Luiza nesse ciclo olímpico e ela sempre dizia que espera ver a equipe inteira classificada para Londres no hipismo adestramento. Entretanto, não foi o que aconteceu, o time ficou na quinta posição no Pan e sem vaga olímpica. Luiza garantiu lugar em Londres por ter sido a melhor latino-americana no ranking mundial.

"Quero ficar entre as 25 melhores em Londres" disse Luiza, que foi 39ª na Olimpíada de Pequim, quando aos 16 anos foi a mais nova atleta da história da modalidade a disputar os Jogos. "Agora estou mais experiente, já disputei Final de Copa do Mundo, em 2010"

Luiza optou por focar na Olimpíada desde o início. A disputa dos Jogos Pan-Americanos teve nível "São Jorge" um pouco abaixo do "Gran Prix", visto nos Jogos Olímpicos. Então, ano passado, quando todos treinavam apresentações com foco no Pan, ela já estava de olho na Olimpíada, com apresentações diferentes.

Numa apresentação de hipismo adestramento, as vezes é preciso ser inteligente para tentar enganar os árbitros. " Naqueles movimentos que a gente sabe que temos um pouco de dificuldade, a gente faz um pouco mais longe dos juízes, para ver se eles não tiram tantos pontos" diz ela que ainda não sabe que montaria vai utilizar em Londres, se o Samba, que foi a Pequim e é seu queridinho ou o Pastor, usado nas últimas competições importantes.

"Durante o mês de junho, vou treinar e participar de várias competições na Europa aí em julho vou avaliar que cavalo teve melhor resultado e que vou suar em Londres. O Samba é meu fiel companheiro, eu prefiro ele mas o Pastor está com mais potencial"

Ela passou por uma confusão entre de garantir de uma vez por todas a vaga em Londres pois o conjunto da República Dominicana foi a Justiça atrás da vaga, alegando que algumas notas obtidas pro Luiza foram dadas por juízes que não eram internacionais. Depois de uma pequena briga na justiça, sem maiores dores de cabeça, o lugar dela ficou garantido de uma vez por todas.

O hipismo adestramento ainda engatinha por aqui, acho que se Luiza tem um primeiro objetivo, que é melhorar a 39ª posição obtida em Pequim. O segundo objetivo seria chegar perto da nota de 64%, que ela já obteve em outras competições para conseguir índice para a Olimpíada. Aí sim, um terceiro e mais complicado objetivo seria ficar entre os 25 primeiros e disputar a segunda rodada.

A série Passaporte Carimbado falará das chances de cada um dos atletas brasileiros que vão a Londres. Objetivo é entrevistar TODOS que vão em esportes individuais e uma boa parte dos que vão em coletivos.

Siga o blog no twitter: @brasilemlondres

Nenhum comentário:

Postar um comentário